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segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AIDA, a melhor vendedora do mundo - TREINAMENTO PARA VENDEDORES DE CARROS EM SÃO PAULO

AIDA, a melhor vendedora do mundo

Ela vende carros, imóveis, anúncios de jornal, televisão, eletroeletrônicos e produtos em geral. Não se sabe ao certo, mas provavelmente suas vendas anuais ultrapassam a casa do trilhão de dólares. Ela chama muita atenção dos clientes, seu estilo gera interesse dos consumidores em conhecer seus produtos. Frequentemente desperta desejo nos compradores em realizar a compra, e, não raro, realiza a ação de venda.

No entanto, apesar de seu inegável sucesso ao longo de tantos anos de trabalho, muitos vendedores desconhecem AIDA, e deixam de copiar seu estilo de vendas vitorioso. Por isto, vamos fazer a apresentação desta antiga vendedora, aos novos profissionais de vendas, e a todos aqueles que de uma forma ou de outra precisam vender produtos, serviços, idéia e até sua carreira.

Senhoras e senhores, gostaria de apresentar-lhes a famosa AIDA, a mais competente vendedora de todos os tempos, que na verdade não é uma pessoa, mas uma metodologia de vendas. AIDA é a sigla para as palavras: A, de atenção, I, de interesse, D, de desejo e A, de ação.

Uma das técnicas de vendas mais eficazes que existe, é o chamado método AIDA. Este método é uma forma de abordagem que utiliza uma seqüência lógica de ações, com o objetivo de preparar gradativamente o cliente potencial, para receber, de maneira adequada, a mensagem de venda e tomar uma decisão de compra no momento certo.

Se observarmos melhor, a maioria das propagandas de televisão, jornais e revistas de sucesso, utilizam esta técnica com pequenas variações, conforme a necessidade do produto.

Vamos destacar a seguir estas quatro etapas necessárias a uma venda:
Atenção – é a primeira etapa. Como numa manchete de jornal, o objetivo desta etapa é chamar a atenção, fazendo com que uma pessoa concentre-se no assunto que queremos expor. Normalmente as manchetes de jornais fazem isto: chamam atenção com frases de efeito, para algum aspecto relevante de uma noticia, fazendo com que a pessoa que estiver passando por uma banca de revista, por exemplo, se detenha na manchete, e queira adquirir o jornal para ler o conteúdo da matéria.

Interesse - voltando ao exemplo do jornal, se a manchete chamou a atenção do leitor, ele para na banca e se detém para ler um trecho da noticia e matar a curiosidade sobre a manchete do jornal. Normalmente esta etapa é apresentada no primeiro parágrafo do jornal, para reforçar a mensagem da notícia. No caso do vendedor de um produto ou serviço, ele pode chamar a atenção do cliente com uma frase de efeito, mas em seguida precisa ter alguns argumentos para mantê-lo interessado e poder apresentar seu projeto de vendas completo.

Desejo – na terceira fase o objetivo é despertar o desejo do cliente em adquirir seu produto. Numa apresentação de vendas, é preciso despertar o desejo apresentando o produto ou serviço em termos de seus “benefícios”. Benefícios é aquilo que o produto fará pelo cliente, e não seus aspectos técnicos. Por exemplo, pouco importa ao cliente a voltagem de um liquidificador, ou a velocidade da rotação de sua hélice, o que poderá despertar interesse e desejo de compra no cliente, é o benefício que obterá ao comprar aquele eletrodoméstico, seu design, sua praticidade. Neste caso, é preciso conhecer suas necessidades, carências e fazer a apresentação mostrando que o produto é o meio para o cliente atender aquelas necessidades.

Ação – finalmente a ultima etapa, a ação. Se as três primeiras etapas foram realizadas de maneira adequada, a etapa da ação, ou seja, assinar o contrato, ou tirar o pedido, será uma conseqüência. No entanto, é preciso que o vendedor esteja sempre atento aos sinais de compra do cliente, pois no momento em que este emitir algum sinal de compra, o vendedor deve estar preparado para solicitar o pedido ou propor a assinatura do contrato. Enquanto o cliente não emitir sinais de compra, significa que ele ainda encontra-se na fase do interesse ou do desejo, e por isto, ainda não está preparado para responder positivamente a uma solicitação de venda.

Portanto, sugerimos a todos os profissionais de venda de produtos, serviços ou idéias, que se preparem de maneira adequada, utilizando o método AIDA, passo a passo. Façam um planejamento de cada etapa, e principalmente, levem em conta a realidade do cliente que pretendem vender, visando atender sua expectativas, necessidades e desejos. Ari Limacontato@arilima.com


TREINAMENTO PARA VENDEDORES DE CARROS EM SÃO PAUO

Prezado Robson, bom dia


Gostaria de convidá-los a participar de nosso treinamento em MARKETING E VENDAS PARA O SETOR AUTOMOBILÍSTICO que será realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de agosto das 19 as 22 horas.

Caso deseje participar faremos condições especiais para você.

Para maiores informações e inscrições favor ligar nos telefones:

Fone: 11 2673-6349 11 2671 7729
Local: Espaço Paulista – Av. Paulista, n. 807 – São Paulo-SP

Valor do investimento: R$ 260,00 até 10/08
R$ 290,00 após esta data


O programa terá os seguintes objetivos principais:

· Apresentação de modernas e eficazes técnicas de vendas de automóveis.
· Desenvolver uma performance motivacional de alto nível.
· Tornar a utilização das técnicas apresentadas habituais e sistemáticas.
· Preparar o vendedor para que tenham um desempenho superior à média do mercado.
· Criar uma cultura de trabalho de exceléncia profissional e atendimento à cliente diferenciado.




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tema - Seminário Marketing e vendas para o setor automobilístico

"Os segredos de Joe Girard para se tornar o "maior vendedor de carros do mundo", segundo o Guinness Book".

Programa

O planejamento
· Traçar objetivos e metas de vendas
· Planejando seu trabalho e trabalhando o seu plano
· Buscar foco no cliente e nos resultados
· Utilizando a "lei de Pareto" para identificar os clientes ideais e otimizar a lucratividade

Negociação em vendas

· A importância da empatia e da comunicação na negociação
· A flexibilidade e a margem de negociação
· Ouvindo o cliente, observando e pesquisando informações essenciais
· Se colocar no lugar do cliente
· Saber ceder e saber ser firme no tempo certo
· Conhecer o momento certo do fechamento

O método Joe Girard

Dicas eficazes para transformar qualquer vendedor num campeão de vendas

· O início do relacionamento
· A construção de um relacionamento duradouro
· Não fuja do cliente após a venda
· Transformando seu cliente em um parceiro
· Desenvolvendo parcerias com o mercado
· Ampliando seu networking para realizar negócios
· A “Lei Girard dos 250”
· Tornando seu cliente um amigo
· A utilização do cartão de visitas de forma dinâmica
· Mantendo contatos freqüentes com clientes
· Faça com que experimentem seu produto
· A busca constante por novos Clientes
· Vendendo para seus fornecedores
· Relacionamentos personalizados
· Tratando o cliente como um ser humano


Marketing de Guerra

Utilizando táticas e estratégias inovadoras de vendas para competir com os diversos tipos de concorrentes e descobrir novas oportunidades de mercado

"Hierarquia das necessidades de Maslow"

· O processo de tomada de decisão na compra de um carro
· As necessidades e desejos dos clientes
· O processo psicológico da compra
· As prioridades de cada cliente

Método A. I. D. A. – a mais eficaz formula de vendas

· Atenção
· Interesse
· Desejo
· Ação

Vendendo para mulheres

· Dicas eficazes para atender ao público feminino
· Diferenças entre homens e mulheres no processo de compra
· O que as mulheres mais valorizam
· Que argumentos utilizar para conquistar as mulheres
· Os diversos tipos de compradoras

Como atender e vender para Clientes difíceis

· Clientes indiferentes
· Clientes inseguros
· Clientes autoritários
· Outros tipos

Como superar objeções de clientes
· Porque os clientes levantam objeções
· O que significam as objeções
· Como se comportar diante de uma objeção difícil
· Como transformar uma objeção em oportunidade de venda

A importância da Inteligência emocional no desempenho do vendedor

Melhorando o desempenho em vendas

· Motivação e atitude
· Comunicação e relacionamento interpessoais
· Estabilidade emocional
· Criatividade e inovação
· Trabalho em equipe
· Capacidade de focar e perseguir objetivos

Formas de apresentação do treinamento

· Utilização de recursos multimídia, com Datas Show, para intercalar imagens, pequenas seqüências de filmes e idéias chaves como apoio à comunicação entre o consultor e os participantes.

O treinamento fornece
· Manual Marketing e Vendas para o Setor automobilístico
· Certificado de Participação
Sem mais para o momento aguardamos seu pronunciamento e nos colocamos a disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente

Ari Lima


31 3324 1861
31 8813 5871

www.arilima.com


Alguns clientes que participaram de nossos treinamentos.

· Recreio Concessionária Volkswagen –MG, Localiza semi-novos – MG, Portal Auto-Shopping – MG, Multicar novos e usados – MG, Calegaretti Veículos – SP, HONDA HVILLE – SP, PLANET CAR –SP, UNIVÉL VEÍCULOS –SP, HYUNDAI CAOA – SP, TOLENTINO VEÍCULOS – SP, AUTO CAPITAL MULTIMARCAS – SP, ROVECAR AUTOMÓVEIS – SP, BRABUS MITSUBISHI – SP, GODVÉL VEÍCULOS – SP, Interlagos veículos – SANTOS, Ponto com veículos – Santos, Luigi veículos – Praia Grande, Portugal Imóveis, Casa Verde Imóveis, Prediminas Imóveis, Imperial Imóveis, Geraldo Matos Imóveis, VPR Imóveis, Houssing Negócios Imobiliários, Lopes Pimenta Imóveis, Rio Doce Imóveis, Administra Imóveis, Novolar Imóveis, Imobiliária Santa Mônica, Portal Negócios Imobiliários, Imóves J&M, Ãngelo Imóveis, Pinheiro Imóveis, Alvorada Imóveis, Teixeira Imóveis, Plantão 24 Hs, Elegânce Imóveis, IMAP – Imobiliárias Associadas da Pampulha, DMG – consultoria e prestação de serviços, Telefônica Oi – Concessionária Telemar, Dow Química, UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, ABD – Associação Brasileira de Design, INAP – Instituto de Artes e Projetos, ESA – Escola Superior de Advocacia /OAB – MG, INDC – Instituto Nacional de Defesa do Contribuinte, Faculdade Estácio de SÁ de Belo Horizonte, SHERIN WILLIAMS, Clinica CRIS / ASPAC.


Currículo resumido do consultor Ari Lima

Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor, palestrante, especialista em marketing pessoal, gestão de carreira e comportamentos organizacionais. Ministra cursos e seminários para gerentes e vendedores do setor automotivo, profissionais liberais, empresários, executivos e demais profissionais. Escreve artigos para inúmeros sites e portais da internet, revistas e jornais de circulação nacional. É colunista fixo das revistas Visão jurídica, portal Consultor Jurídico (grupo Estadão), revista Petit de medicina pediátrica, além de artigos publicados nos Jornais Emprego e Negócios/MG, Jornal A Comarca do Mundo Jurídico e Jornal Universitárius. O consultor tem 25 anos de experiência em marketing, vendas, treinamento de vendedores e atendimento a clientes.

Performance Consultoria & Treinamento,
Fone 31 3324 1861 / 31 9918 900 Belo Horizonte /MG

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